Aspectos Econômicos
No início o que motivou o surgimento do Arraial foi a descoberta de ouro na região. Com o decorrer do tempo e com o crescimento da cidade vão se desenvolvendo outras fontes de trabalho.
Hoje, no setor agrícola, a produção cafeeira é a principal responsável pela economia do município. A seguir, na pecuária, temos de destacar a criação de gado leiteiro e também o de corte.
Segundo as últimas pesquisas efetuadas pelas Metais de Minas Gerais S/A - METAMIG, existem também grandes indícios de consideráveis jazidas de minério de cobre e de níquel. Como se vê, apesar de não se ter ainda explorado esses recursos minerais, a cidade não foge à tradição que deu ao Estado o nome de Minas Gerais.
INDÚSTRIA
Micro Empresas: confecções jeans, padarias, fundição de alumínios, pré-moldados de cimento, derivados de leite, torrefação de café, confecções em geral, alambiques.
COMÉRCIO
O Comércio é próprio de cidades de pequeno porte. Satisfaz as necessidades básicas da população. As pessoas deslocam-se normalmente, para centros maiores, tais como: Pouso Alegre, Itajubá, Varginha e Três Corações.
Natércia dispõe ainda, de três linhas de ônibus intermunicipais, de uma Agência do Banco Itaú, Agência dos Correios e Telégrafos, Telemar, Copasa.